Disfunção erétil  

É a dificuldade do homem para ter ou manter uma ereção suficiente para a relação sexual. A famosa impotência sexual, um problema que pode ocorrer em homens de todas as idades. É um problema bastante comum e estudos brasileiros comprovaram que cercas de 50% dos homens brasileiros têm alguma queixa de disfunção erétil.

As causas do problema podem ser psicológicas e físicas. Em 70% dos pacientes jovens e em 30% dos mais velhos, a impotência é causada por problemas psicológicos. Depressão e ansiedade são os exemplos mais comuns, porque afetam os mecanismos neurológicos responsáveis pela ereção. Já as causas físicas podem estar relacionadas com o sistema vascular, hormonal ou neurológico. As situações orgânicas mais comumente responsáveis por disfunção erétil são o diabetes, o hábito de fumar e o uso de drogas ou medicamentos.

O controle adequado das doenças associadas e a mudança doestilo de vida são fundamentais. Existem várias formas de tratamento que incluem a psicoterapia, reposição hormonal, medicamentos e cirurgia. Os medicamentos específicos podem ser utilizados por via oral (inibidores da fosfodiesterase 5) ou por injeção peniana (papaverina, prostaglandina etc). Em alguns casos, é necessária cirurgia para o implante de prótese peniana. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um urologista para a escolha do melhor tratamento.

 

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta