Deficiência de testosterona  

O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) ou hipogonadismo tardio,  também conhecido como andropausa, é a síndrome que decorre do declínio nos níveis dos hormônios masculinos (testosterona). Estudos mostram que a queda dos níveis de hormônios masculinos pode levar a alterações da função sexual ( diminuição do libido e disfunção erétil), osteoporose, perda da força muscular, ganho de gordura abdominal, cansaço, sonolência e alterações do humor.

No homem, a diminuição na produção de hormônios ocorre de maneira lenta e gradual, a partir dos 40 anos, diferentemente da mulher, onde a queda é abrupta e culmina com a menopausa. A redução dos níveis de testosterona também pode ocorrer com a obesidade, estresse, diabetes, AIDS ou ser decorrente do uso de determinadas medicações, como diuréticos, corticóides e remédios para câncer de próstata. Hábitos como o alcoolismo também podem influenciar negativamente na função hormonal masculina.

O diagnóstico é feito com base na presença de sintomas e na comprovação do baixo nível hormonal nas dosagens sanguíneas. É necessária cautela para não se atribuir à falta de hormônio sintomas gerados pelo envelhecimento, por doenças orgânicas ou mesmo psicológicas que podem ocorrer na mesma faixa etária.

O tratamento é feito com a reposição hormonal da testosterona, sendo mais usadas as formas injetáveis e transdérmicas (gel). Há contraindicações para reposição hormonal em pacientes com câncer de próstata e problemas cardiovasculares.

 

 

 

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta